5 Atitudes do síndico de sucesso


Administrar um condomínio mesmo que de pequeno é imprescindível algumas habilidades e posicionamentos que farão a diferença na gestão.
Em condomínios pequenos é comum que a administração seja feita no formato de autogestão e o síndico normalmente um morador, se essa é a sua situação, confira abaixo cinco atitudes que farão sua gestão encaminhar para o sucesso!
E lembre-se o síndico é a pessoa responsável por administrar o interesse e patrimônio da coletividade, outros moradores podem participar como conselho ou subsíndico que agregam ainda mais na gestão condominial.

Perfil do síndico de sucesso

O síndico lida principalmente com pessoas - além dos papéis e do sistema de controle do condomínio, e por isso possuir as características abaixo é bastante importante.
  • Liderança
  • Organização
  • Paciência
  • Bom ouvinte para receber pedidos e anseios dos moradores
  • Comunicação clara e objetiva
  • Bom negociador
E também ter aquele "jogo de cintura" para tratar com fornecedores, prestadores de serviços entre outros. Nilton Savieto, síndico profissional de São Paulo pontua:
"Muitas vezes o condomínio pede por um síndico profissional porque os moradores não querem ter que lidar uns com os outros. Dar multa, acompanhar obra, essas coisas são complicadas e podem deixar os vizinhos indispostos uns com os outros."

1. Ser organizado

É requisito básico do síndico de sucesso. As tarefas e responsabilidades são inúmeras e ter uma boa organização facilitará o trabalho.

Com uma boa gestão administrativa o síndico terá vasto controle das operações e assuntos do condomínio e desse modo fará uma gestão profissional com organização e praticidade. 

2. Ser moderador

Faz parte da rotina do síndico atuar na resolução de eventuais conflitos entre moradores, porém, o síndico não é e não deve ser a figura da acusação ou da defesa, mas sim, um agente moderador de interesses, que almeja a pacificação das relações através da conciliação.

3. Dividir papéis e responsabilidades

Dependendo do tamanho do condomínio é relevante ter mais pessoas que ajudem na administração, deixando assim os papéis e responsabilidades bem claro para todos.

Criar comitês para assuntos específicos também é uma iniciativa interessante, assim, o comitê busca todas informações pertinentes ao assunto e isso chega mais completo para ser votado na assembleia, sem sobrecarregar apenas uma pessoa.

4. Conheça a legislação

Isso é o mínimo esperado de um administrador de condomínio. Além de conhecer a convenção e regimento interno de forma aprofundada, o síndico deve também conhecer Código Civil.

Tenha sempre por perto uma cópia da Convenção e do regimento Interno e links para as demais legislações.

5. Tenha um plano de comunicação

Crie uma rotina de comunicação bem como canais que facilitarão a vida de todos. Também deixei claro o tempo de resposta para os moradores.

Forneça mensalmente o balancete mensal e crie murais físicos e/ou eletrônico para facilitar o acesso a informação.

Agora que você já sabe o que precisa para ser um síndico de sucesso que tal entrar em contato conosco?